A Alvarellos Editora recupera para o grande público o texto mais atraente e popular do Códice Calixtino, Livro V, escrito em meados do século XII e que é considerado o primeiro guia turístico da Europa. O Codex Calixtino é candidato em 2016 ao “Registro Memória do Mundo” da UNESCO.
O autor, possivelmente um monge francês chamado Aimeric Picaud, pára nos lugares, monumentos e pessoas que encontra no Caminho de Santiago. Também descreve a cidade de Santiago de Compostela –e especialmente sua catedral– de uma forma única, detalhada e poderosa.
Essa narrativa nos levará de volta aos primeiros dias das peregrinações. O autor pretende, com o seu guia, “que os peregrinos que vão a Santiago evitem, com esta notícia, as despesas necessárias à sua viagem”. Ele também define Santiago como "a mais feliz e exaltada de todas as cidades da Espanha" e recomenda, por exemplo, onde comprar "botas de vinho, sapatos, mochilas de pele de veado [...], todos os tipos de ervas medicinais ...", para terminar com um tour pela catedral, numa época (por volta do ano 1140) em que nem mesmo o Pórtico de la Gloria havia sido construído.
Esta nova edição, em formato de bolso, foi preparada pelo professor da Universidade de Santiago María José García Blanco, que partiu da tradução que, em 1951, realizou, do latim original para o espanhol, Abelardo Moralejo, com a ajuda de Casimiro Torres e Julio Feo. Inclui cerca de 300 notas explicativas e índices práticos de pessoas e lugares mencionados.
O Codex Calixtino é candidato em 2016 ao “Registro Memória do Mundo” da UNESCO, uma iniciativa que visa proteger o patrimônio documental mais destacado da Terra.
Este texto é, portanto, um tesouro essencial para todos os amantes do Caminho, da cidade de Santiago e da cultura europeia.
176 p
12 x 22 cms
ISBN 978-84-16460-03-8